Entrevista: Entrevista com a Profa. Daniela Genovesi
Entrevista: Entrevista com a Profa. Daniela Genovesi
Introdução
Nesta entrevista, conversamos com a Profa. Daniela Genovesi, especialista nas áreas de
Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica. Ela compartilha suas experiências e
conhecimentos sobre as diferenças entre esses cursos técnicos, suas respectivas
profissões e o mercado de trabalho.
Entrevista: Entrevista com a Profa. Daniela Genovesi
Entrevistador: Roberto Bernardes Junior
Entrevistada: Prof. Daniela Genovesi
Data: 09/11/2024
Introdução Nesta entrevista, conversamos com a Profa. Daniela Genovesi, especialista nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica. Ela compartilha suas experiências e conhecimentos sobre as diferenças entre esses cursos técnicos, suas respectivas profissões e o mercado de trabalho. Perguntas:
Pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional e acadêmica? D.G: Olá a todos e todas. Primeiro eu gostaria de dizer que é uma grande satisfação estar participando dessa entrevista. Graduei-me em Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) em 2003. Concluí meu Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na Área de Física e Química dos Materiais Aeroespacial, em 2007. Eu também possuo Licenciatura pelo Centro Paula Souza, concluído em 2016. Minha atuação profissional iniciou-se na indústria, trabalhando na área de equipamentos médico-hospitalares; trabalhei em uma empresa de microscopia ótica, a D.F. Vasconcelos e na K. Takaoka, com ventiladores pulmonares. Sempre tive vontade de atuar na área de ensino, foi quando iniciei minha carreira na docência em 2010 no Centro Universitário Radial Estácio de São Paulo, onde permaneci até 2011, mesmo ano que iniciei na ETEC, onde prossigo lecionando para os cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Eletrônica.
Quais são as principais diferenças entre os cursos de Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica? D.G.: O curso de Eletrotécnica tem como foco o estudo dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em grande escala. O curso de Eletroeletrônica é bem abrangente uma vez que combina o estudo de sistemas eletrônicos e eletroeletrônicos. Já o curso de Eletrônica tem um foco na aplicação de dispositivos eletrônicos e circuitos integrados.
Como você descreveria o campo de atuação de cada um desses cursos? D.G. : Na área de Eletrotécnica, o campo de atuação principal é em instalações elétricas residenciais e industriais. O técnico em Eletrotécnica pode atuar também em manutenção de equipamentos elétricos, sistemas de proteção e controle. O ramo de Eletroeletrônica envolve sistemas de automação e controle industrial, assistência técnica em equipamentos eletroeletrônicos e desenvolvimento de sistemas eletroeletrônicos. O setor de Eletrônica engloba o desenvolvimento de produtos eletrônicos (celulares, computadores, tablets, entre outros), telecomunicações, robótica e automação.
4. Quais são as principais profissões que um técnico em Eletrotécnica pode exercer? D.G.: O técnico em Eletrotécnica pode exercer sua função em cargos que envolva tanto a manutenção quanto o projeto de instalações elétricas e sistemas de fornecimento de energia elétrica e concessionárias de energia elétrica), devido a sua habilidade de desenhar e interpretar diagramas elétricos. Os sistemas de geração de energia renováveis estão em alta tanto no país quanto no mundo, sendo um ramo de atuação em crescente expansão.
E quanto aos profissionais formados em Eletrônica, quais são as suas principais funções no mercado de trabalho? D. G.: O técnico em Eletrônica é o profissional que tem a função de projetar circuitos eletrônicos, programar microcontroladores e utilizar ferramentas de simulação eletrônica. Estas habilidades são essenciais para desenvolvimento de produtos no mercado de eletrônicos, desde a atualização de modelos já existentes até a criação de novos produtos. O técnico em eletrônica também é muito requisitado para trabalhar com sistemas embarcados (desenvolvimento e manutenção de sistemas eletrônicos em veículos, aeronaves e outros equipamentos)
No caso da Eletroeletrônica, quais são as áreas de atuação mais comuns para os técnicos formados? D.G.: Atualmente, a área que mais demanda profissionais formados em eletroeletrônica é a de automação e controle, vital para os processos industriais dos mais diferentes ramos (automobilística, eletrodomésticos, bens de consumo, entre outros). Entretanto, a versatilidade deste profissional também o habilita para atuar em manutenção de eletroeletrônicos (por exemplo, empresas de assistência técnica), participar de desenvolvimento de produtos eletrônicos (placas, sensores e atuadores), instalar e realizar manutenções em redes de telecomunicações (telefonia e internet).
6. Em termos de salários, como se comparam as remunerações para os profissionais de Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica? D.G: Muitos fatores influenciam a remuneração dos profissionais de Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica como: experiência, área de atuação, região geográfica, porte da empresa e nível de especialização. De acordo com a Glassdoor, a média salarial para um técnico em Eletrotécnica é de R$4.033 por mês, com um salário mínimo de R$3.011 e máximo de R$6.165. 7. Entretanto, a especialidade do profissional pode fazer com que esses valores variem, por exemplo, podendo chegar até R$7.791,98 para um Eletrotécnico na produção de energia (fonte: querobolsa.com.br). Já para um técnico em Eletroeletrônica, a média salarial é de R$3.633 por mês.O salário médio do técnico em Eletrônica é um pouco semelhante ao do Eletroeletrônico, de R$3.400 por mês. Este valor, ainda de acordo com a Glassdoor, pode variar entre um mínimo de R$2.543 (inicial) e um máximo de R$4.950.
Qual dos cursos você considera mais desafiador e por quê? Acredito que cada curso tem suas peculiaridades em relação aos desafios. O que influencia nessa questão é o ramo em que irá atuar. A área de eletrônica, por exemplo, possui um dinamismo muito grande em relação às mudanças e atualizações de modelos e funcionalidades dos bens de consumo, na performance dos sistemas eletrônicos e necessidade constante de aumento de velocidade de informações, exigindo microcontroladores e microprocessadores cada vez mais rápidos e eficientes. Na área de Eletrotécnica, com o aumento da população e consequentemente, aumento de consumo de energia, demanda o aprimoramento constante da capacidade dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia. O setor de Eletroeletrônica, com os avanços da indústria 4.0, os profissionais nesta área devem estar em constante atualização sobre novos sistemas de automação e controle.
É comum que alunos que completam um desses cursos decidam fazer outro? O que você recomenda?
Sim, temos visto isso ocorrer com uma certa frequência. Existe uma série de casos em que alunos que concluíram Técnico em Eletrotécnica matricularam-se, em seguida, no curso Técnico em Eletroeletrônica, e vice-versa. Uma das vantagens é que o aluno pode pedir aproveitamento de estudos em componentes curriculares (as disciplinas do plano de curso) cujo conteúdo e carga horária são compatíveis com o do curso concluído. Temos também casos de alunos no segundo ano do Médio Técnico em Eletrônica que decidem fazer um dos nossos cursos modulares em concomitância com o primeiro, o que acho muito vantajoso, pois eles conseguem ter uma visão ainda mais interdisciplinar entre as áreas. Eu e outros professores sempre aconselhamos os alunos a darem continuidade aos estudos na ETEC com outro curso, pois isso inclusive aumenta muito a gama de oportunidades em mais de uma área no mercado de trabalho.
Como a formação em um curso pode complementar a outra? Como cada curso tem um foco em ramos de atividades diversas, inclusive especificadas e identificadas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o aluno só tem vantagens na ampliação dos seus conhecimentos e habilidades, pois aumenta assim as probabilidades de encontrar uma colocação no mercado de trabalho. As empresas valorizam mais os profissionais que buscam constante atualização e especialização, uma vez que isso revela dinamismo e versatilidade.
Quais habilidades são mais valorizadas no mercado de trabalho para cada uma dessas áreas? Por serem cursos voltados essencialmente à área de Controle de Processos Industriais, as habilidades para os três cursos são bem semelhantes. Entre elas, é interessante destacar as hards skills (habilidades técnicas): conhecimento amplo em softwares específicos, ferramentas e equipamentos utilizados em sistemas industriais e seus diferentes tipos e modelos, adaptando-se facilmente a novas tecnologias, e as soft skills (habilidades pessoais): capacidade de trabalhar em equipe e na solução de problemas, dinamismo, , autonomia e liderança.
Como a tecnologia tem impactado as profissões relacionadas a esses cursos? Com a crescente demanda de recursos energéticos com redução de impactos ambientais, sistemas de automação e controle industriais capazes de suprir as necessidades de clientes dos mais diversos perfis e necessidades da população em geral no dia-a-dia, os profissionais da área de Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Eletrônica têm sido cada vez mais requisitados. Para corresponder essas necessidades, os profissionais dessas áreas precisam estar sempre alinhados com o que tem de mais atual, tanto no país quanto no mundo em termos de novas tecnologias. Um exemplo disso é a crescente expansão da Indústria 4.0, aplicando conceitos da inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT) na remodelagem de diversos setores.
Quais são as tendências atuais no mercado de trabalho para os técnicos dessas áreas? Como citado anteriormente, as tendências dos produtos e serviços personalizados tem aberto um leque de oportunidades na atuação desses técnicos em sistemas de automação e robótica, aplicação da indústria 4.0 na integração de sistemas digitais e físicos e maior investimento em fontes de energia renováveis.
Você acredita que a demanda por profissionais de Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica está crescendo? Por quê? Sim, e continuará crescendo por muito tempo. Isso acontece porque, com a influência da evolução tecnológica no dia-a-dia das pessoas e das empresas, é necessário mão de obra qualificada para projetos, montagens e manutenção de equipamentos e instalações.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nessas áreas? O dinamismo das mudanças nas tendências e necessidades da sociedade, a constante exigência de órgãos governamentais no controle de emissão de gases CO2, e a rapidez com que sistemas e equipamentos se tornam obsoletos na atualidade, os profissionais dessas área não devem parar de se atualizar quanto a novas técnicas e ferramentas para criar novos produtos e serviços que satisfaçam as demandas do mercado, unindo eficiência e consciência ambiental.
Como você vê a importância da atualização constante para esses profissionais? Quanto mais atualizado das novas tecnologias e ferramentas para a satisfação das necessidades do mercado, mais chances em garantir tanto a qualidade dos produtos e serviços prestados quanto a sua própria evolução profissional e valiosidade no mercado de trabalho.
Existem certificações ou cursos adicionais que você recomendaria para quem deseja se destacar? Sim, com certeza é sempre importante investir na capacitação e atualização profissional. Cursos sobre Sistemas Fotovoltaicos e outros sistemas renováveis de energia, Indústria 4.0 e seus recursos, como Internet das Coisas e Big Data, garante aos técnicos grandes chances de dar um upgrade na carreira. Além disso, o NR10 (Segurança em Instalações Elétricas) tornou-se pré -requisito indispensável.
Qual é a sua opinião sobre a inserção de práticas de sustentabilidade nos currículos desses cursos? Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, as empresas devem estar alinhadas às algumas das principais metas mundiais diretamente relacionadas com a produção com responsabilidade, como por exemplo, utilização de energias limpas e acessíveis a população, fomento à inovação e industrialização inclusiva, uso consciente de recursos reduzindo desperdício, entre outras necessidades da atualidade.
Como os alunos podem se preparar melhor para o mercado de trabalho após a conclusão do curso? Os alunos não só podem como devem estar sempre procurando participar de cursos de atualização profissional, inclusive muitas empresas oferecem cursos online gratuitos que podem ser feitos de forma assíncrona, dando flexibilidade ao gerenciamento de tempo de estudo.
Que conselho você daria para os estudantes que estão indecisos sobre qual curso escolher entre Eletrotécnica, Eletrônica e Eletroeletrônica? Pesquisem, leiam notícias da área de tecnologia, conversem com profissionais que já atuam na área para saber os diferentes pontos de vista e, assim, ter mais parâmetros de comparação. Também é importante pesquisar nas próprias escolas sobre os planos de curso para ter certeza se você se identifica com o curso. Eu e os professores dos cursos Médio Técnico em Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica estamos sempre a disposição para quaisquer esclarecimentos de dúvidas. Para finalizar gostaria de agradecer a oportunidade e confiança depositada em mim para a realização dessa entrevista, e espero que as informações prestadas sejam esclarecedoras a todos a quem possa se interessar por nossos cursos Conclusão: Agradecemos à Profa. Daniela Genovesi por compartilhar seu conhecimento e experiências. Suas respostas certamente ajudarão muitos estudantes a entender melhor as opções disponíveis e a tomar decisões informadas sobre suas carreiras.