No dia 6 de novembro de 2024, os alunos do curso Técnico em Administração da ETEC Pirituba participaram de uma aula prática inovadora e imersiva. Em duas visitas, eles exploraram as rotinas da secretaria acadêmica e da cozinha do refeitório da instituição […]
Por Roberto Bernardes Junior
No dia 6 de novembro de 2024, os alunos do curso Técnico em Administração da ETEC Pirituba participaram de uma aula prática inovadora e imersiva. Em duas visitas, eles exploraram as rotinas da secretaria acadêmica e da cozinha do refeitório da instituição, atividades que fazem parte da disciplina Planejamento e Organização de Rotinas Administrativas (PORA), ministrada pelos professores Roberto Bernardes Junior e Dirce Batista de Sá Teles.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática de observação e análise de processos administrativos, incentivando-os a criar fluxogramas e mapas de processos das rotinas observadas. Esse exercício foi projetado para ampliar a compreensão dos alunos sobre processos internos, identificar potenciais melhorias e desenvolver sugestões para contribuir com a unidade escolar.
A aula prática foi estruturada com base em metodologias ativas, especialmente o Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) e a pedagogia da Observação Crítica. Ao permitir que os alunos explorem e analisem processos reais, a atividade destaca a importância da “aprendizagem contextual”, onde o conhecimento é construído a partir da vivência direta. A metodologia ativa aplicada nesta aula prática foca em:
Com esta abordagem, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada e prática das rotinas administrativas, habilidades essenciais para futuras atuações no mercado de trabalho. Além disso, as sugestões de melhorias que serão apresentadas à gestão da unidade demonstram o engajamento dos alunos e o impacto positivo de uma pedagogia que ultrapassa os limites da sala de aula.
A prática conduzida pelos professores Roberto Bernardes Junior e Dirce Batista de Sá Teles reflete uma visão moderna da educação técnica, alinhada com as demandas do mercado e com uma pedagogia que prioriza a experiência prática e o desenvolvimento de competências completas nos alunos.
Veja fotos do trabalho de campo ocorrido dia 06/11/2024.