Filtro de Daltonismo

Aula prática de PORA

No dia 6 de novembro de 2024, os alunos do curso Técnico em Administração da ETEC Pirituba participaram de uma aula prática inovadora e imersiva. Em duas visitas, eles exploraram as rotinas da secretaria acadêmica e da cozinha do refeitório da instituição […]

7 de novembro de 2024 10:08 am Destaque, Manchete

Por Roberto Bernardes Junior

ETEC Pirituba promove aula prática de mapeamento de processos para alunos do Técnico em Administração


No dia 6 de novembro de 2024, os alunos do curso Técnico em Administração da ETEC Pirituba participaram de uma aula prática inovadora e imersiva. Em duas visitas, eles exploraram as rotinas da secretaria acadêmica e da cozinha do refeitório da instituição, atividades que fazem parte da disciplina Planejamento e Organização de Rotinas Administrativas (PORA), ministrada pelos professores Roberto Bernardes Junior e Dirce Batista de Sá Teles.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática de observação e análise de processos administrativos, incentivando-os a criar fluxogramas e mapas de processos das rotinas observadas. Esse exercício foi projetado para ampliar a compreensão dos alunos sobre processos internos, identificar potenciais melhorias e desenvolver sugestões para contribuir com a unidade escolar.

Metodologias pedagógicas aplicadas

A aula prática foi estruturada com base em metodologias ativas, especialmente o Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) e a pedagogia da Observação Crítica. Ao permitir que os alunos explorem e analisem processos reais, a atividade destaca a importância da “aprendizagem contextual”, onde o conhecimento é construído a partir da vivência direta. A metodologia ativa aplicada nesta aula prática foca em:

  1. Aprendizado Baseado em Projetos (ABP): Os alunos foram desafiados a observar e documentar processos reais, ao invés de apenas estudarem conceitos abstratos. Esta abordagem promove a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades práticas, ao mesmo tempo que aprimora o senso crítico e a capacidade analítica.
  2. Observação Crítica e Mapeamento de Processos: Através da observação detalhada, os alunos foram incentivados a analisar cada etapa das atividades desempenhadas em setores reais da ETEC. Este método visa estimular a percepção crítica e a capacidade de identificar pontos de melhoria e sugerir inovações.
  3. Prática Reflexiva: Ao elaborar relatórios com propostas de melhorias, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam em sala de aula e aplicá-lo em situações reais. Essa prática reforça o conceito de aprendizagem significativa, onde o aluno entende e valoriza o que está aprendendo.

Resultados esperados e contribuições

Com esta abordagem, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada e prática das rotinas administrativas, habilidades essenciais para futuras atuações no mercado de trabalho. Além disso, as sugestões de melhorias que serão apresentadas à gestão da unidade demonstram o engajamento dos alunos e o impacto positivo de uma pedagogia que ultrapassa os limites da sala de aula.

A prática conduzida pelos professores Roberto Bernardes Junior e Dirce Batista de Sá Teles reflete uma visão moderna da educação técnica, alinhada com as demandas do mercado e com uma pedagogia que prioriza a experiência prática e o desenvolvimento de competências completas nos alunos.

Veja fotos do trabalho de campo ocorrido dia 06/11/2024.

Compartilhe


Veja também